| - A Marca - |

A artista visual e designer gaúcha Paula Zuchetto idealizou o Atelier Alberta em 2016, a fim de produzir acessórios que combinassem suas inspirações e processos, derivados de sua formação em artes visuais. Algumas de suas coleções coexistem paralelamente, com produção de peças únicas e séries limitadas a poucas unidades, dentro do conceito "slow fashion", ou produção lenta, onde a maior parte da criação e desenvolvimento é feito pelas mãos da artista. A curadoria rigorosa de materiais alia desde peças em cerâmica produzidas artesanalmente, metais banhados a ouro e componentes descartados de manufaturas. A marca tem como valores a exclusividade, as fortes e variadas referências ligadas às artes, à arquitetura e o respeito às matérias-primas, tornando alguns de seus adereços verdadeiras obras de arte colecionáveis.

“O que vestimos é parte da expressão da identidade que assumimos no mundo. Partindo desta premissa, crio para quem gosta de vestir conceito, para quem gosta do design autoral e único e sabe que tudo o que veste contém uma história. 
A singularidade desse trabalho está relacionada a uma forma de pensar a moda que vem se fortalecendo cada vez mais - que deixa de considerá-la apenas uma simples vestimenta com valor puramente estético e passa a pensá-la como algo vivo, potencial transformador de ideias e do nosso entorno. Isso gera uma cadeia de comunicação não-verbal em nosso microuniverso. Vestir e criar o que vestir também pode ser uma forma de arte"  - Paula Zuchetto -